Acampando nas Montanhas – São Francisco Xavier – SP

Olá amigos campistas. Tudo bem com vocês?
Estamos meio sumidos, esse ano esta complicado para viajar devido ao nosso calendário. Como estamos praticamente sem feriados prolongados, fica um pouco mais difícil conseguir organizar nossas trips.
Mas mesmo assim estávamos com vontade de acampar e passar um tempo juntos curtindo esse frio, resolvemos pesquisar alguns lugares próximos a São Paulo e tentar fazer uma viagem mais curta, pesquisando alguns lugares, encontramos São Francisco Xavier. Vamos falar um pouco da cidade e do que encontramos por lá.

A Cidade:
São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos, localizado em um vale a 720m de altitude, rodeado pela serra da Mantiqueira e faz divisa com Minas Gerais, totalmente charmosa e com cara de cidadezinha do interior, é uma ótima opção para quem quer aproveitar o friozinho gostoso das montanhas, a cidade costuma ser muito frequentada por casais e famílias, embora também ofereça diversas opções de lazer, desde ótimos restaurantes e pousadas à atividades relacionadas ao ecoturismo. É uma ótima opção para quem quer se livrar da agitação dos centros urbanos.

O Camping:
Depois de pesquisar e algumas indicações, escolhemos o Camping Canto dos Pássaros, já tínhamos ótimas referências sobre o lugar e comprovamos que realmente é um ótimo camping, pequeno, mas aconchegante, com preços acessíveis e um ótimo atendimento. Chegamos à na sexta feira a noite, e fomos recepcionados pela Tainá que nos mostrou o local onde poderíamos montar nossa barraca. Como já estava meio tarde montamos nossa barraca e fomos dormir, e ai vai a primeira dica: A noite é frio, muito frio, se puderem levem isolante térmico por que o frio vem do chão já que tem um riozinho que corta o camping todo, a gente sofreu um pouco na primeira noite, levamos apenas dois cobertores e roupas de inverno mas não foi o suficiente rs.
Acordamos cedo e fomos tomar café, o camping conta com duas opções, com e sem café da manhã, escolhemos o com café da manhã já que seria só um final de semana e não queríamos nos preocupar com o que levar para comer, valeu a pena, o café é ótimo com produtos naturais e um ambiente bem gostoso, tudo preparado por eles, curtimos muito e recomendamos.
O Camping Canto dos pássaros conta com uma ótima estrutura, possui banheiros femininos e masculinos ambos com chuveiros quentes, sala de convivência e uma cozinha comunitária bem equipada com churrasqueira, fogão, pia, mesas, geladeira e utensílios domésticos. Tem um quiosque que fica na área de camping com churrasqueira e um local para fazer uma fogueira que é ótimo para as noites frias.
O camping é rodeado de uma mata nativa linda, e pelo rio que corta toda a área do local é possível descer uma parte do rio de boia, como estava muito frio a gente nem arriscou entrar na água. O local ainda possui cabanas para alugar para quem não quer acampar, é muito bem cuidado e deixa a sensação de quero mais. Com certeza voltaremos.
Dica: Se você colocar no Waze Camping Canto dos Pássaros, ele te leva até um local bem antes do camping, continue na mesma estrada sentido São Francisco Xavier, eles estão localizados após a placa do KM 14 do lado esquerdo.

O que conhecer:
Como falamos, São Francisco Xavier é uma cidade que tem muito a oferecer, nosso objetivo inicial era fazer uma trilha e depois conhecer alguns lugares, mas na pressa esquecemos o tênis correto para trilha e por recomendação do monitor do CAT (centro de apoio ao Turista) acabamos desistindo da trilha, ficará para a próxima.

Cachoeira Pedro David:
Resolvemos conhecer a cachoeira Pedro David, que fica localizada na estrada de terra que vai para Joanópolis a cerca de 3 km do centro da cidade. Um ótimo lugar que vale a pena visitar, a cachoeira é linda possui algumas quedas e a maior possui 15 metros de altura, totalmente auto guiada, da para visitar sem nenhuma dificuldade, e ótima para banho e é uma das mais visitadas da região. O lugar é bem cuidado, possui banheiros femininos e masculinos e estacionamento, outra vantagem é que não é cobrado taxa de visitação ou estacionamento.

Truticultura e Restaurante Serra das Águas
Depois de conhecer a Cachoeira Pedro David bateu aquela fome, e fomos até o restaurante Serra das Águas para almoçar e conhecer o local que costuma ser muito bem recomendado, só o acesso ao local já vale a pena, ele esta localizado meio da montanha e tem diversas subidas, basta seguir as placas de indicação, o local tem estacionamento próprio. O restaurante é aconchegante e com uma vista incrível, e oferece uma ótima experiência para os amantes de uma boa gastronomia, eles são especializados em truta e os pratos são com um preço justo, a única critica que tenho a fazer é com relação ao atendimento, talvez por que o restaurante estivesse cheio, mas achei que faltou um pouco de atenção por parte deles. Mas vale ressaltar que o prato veio muito rápido e a comida é muito boa.
Escolhemos a entrada, um patê de truta com queijo de cabra e tortulhos, o prato principal foi Truta com farofa de castanha do Pará e purê de mandioquinha e a sobremesa panacota de frutas vermelhas, não deixe de provar essa sobremesa, é divina.
Depois de apreciar uma bela refeição, fomos conhecer o restante do local, que tem um trutaria aberta à visitação e a cachoeira das Andorinhas que fica após uma trilha de uns 500 metros de pura subida, o lugar é paradisíaco.

Mirante Pedra do Porquinho
No final da tarde fomos conhecer outro ponto turístico da Cidade, o Mirante da Pedra do Porquinho, o acesso é feito de carro e fica a uns 10 km do centro, o mirante tem uma linda vista de 360°, no local existe uma pequena gruta onde se encontra uma imagem de São Francisco. O local tem estacionamento e uma pequena lanchonete, que quando chegamos já estava fechada, só precisamos caminhar uns 500 metros até o topo da montanha.

No domingo aproveitamos para conhecer mais a cidade e fazer algumas fotos, também fizemos algumas compras para família e amigos, e tomamos um maravilhoso café com bolo de bem casado no Café da dona Xica, a lojinha tem ótimas opções de presentes.
Depois foi só voltar para o camping, desmontar tudo e voltar para casa, com a sensação que vamos voltar em breve, para aproveitar mais essa cidade. Espero que gostem e até a próxima Trip com nossa barraca.

9 comentários em “Acampando nas Montanhas – São Francisco Xavier – SP

    1. Patricia que bom que gostou ! Isso nos deixa muito felizes ! Pode add a lista que não vai se arrepender… Abraços

  1. Oba, to indo pra lá em maio comemorar 1 ano de casados 😉
    Quero ir na pedra do porquinho conhecer.
    Beijao

  2. Nunca tinha ouvido falar de São Francisco Xavier e adorei por ser próximo de SP, e parece ser uma opção econômica… Também gostei do camping, ter café da manhã é um diferencial! Vou me programar para ir conhecer esse camping, passear pela cidade de dia e a noite ascender uma fogueira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *