Acampando em Socorro – SP

Saudações amigos campistas. Como vocês estão? Esperamos que estejam bem… Hoje vamos contar para vocês como foi nosso ultimo final de semana, e o destino dessa vez foi à cidade de Socorro que fica localizado no interior de São Paulo.

E é um destino muito procurado pelos campistas de todos lugares.

Numa paisagem de muito verde e aquele clima de montanha que adoramos, Socorro destaca-se por oferecer um excelente turismo de aventura. A cidade está localizada a cerca de 132 km da capital paulista, no inicio da Serra da Mantiqueira.

Resolvemos aproveitar uma folga que tivemos no trabalho e conhecer a cidade e tudo que ela tem a oferecer. Pesquisamos sobre onde acampar e o que fazer durante os três dias que íamos permanecer por lá, optamos por conhecer o Parque Vale das Pedras.

O Camping:
O Parque Vale das Pedras foi uma daquelas decisões mais que acertadas, desde o momento da reserva até depois que saímos ficamos satisfeitos com o lugar, e desde já recomendamos.

O primeiro ponto a ser destacado é o atendimento, o pessoal do camping é de uma atenção que poucas vezes vimos por ai. Uma receptividade que torna o lugar ainda melhor do que ele já é. O Acesso é fácil para quem vai de carro e o Waze, que sempre recomendamos por aqui,  te leva até o local certinho.

Dica: coloque no Waze o nome do Restaurante, Casa das Pedras.

Chegamos por lá na sexta feira, e o Rafael que é um dos monitores do vale das pedras, tratou de nos mostrar como era o espaço do camping e já deu algumas dicas do que fazer por lá e qual o melhor local para montar a nossa barraca.

O Parque Vale das Pedras oferece uma ótima área de camping gramada, muito bem iluminada e com diversos pontos de energia elétrica. Conta com banheiros femininos e masculinos ambos com chuveiro quente, um espaço comunitário com uma pia e churrasqueira. Também oferece aos campistas uma área para fogueira, o que no frio das montanhas pode ter certeza que faz toda a diferença. Eles já deixam as lenhas separadas, é só acender a fogueira.

Como chegamos à noite, apenas montamos nossa barraca e descarregamos nossas coisas, acendemos a fogueira, e aproveitamos um ótimo licor que compramos no próprio parque.

A vista do parque é incrível e ao acordar nos demos conta da bela paisagem que nos cercava, aproveitamos para tomar café da manhã e curtir a vista antes de sairmos para conhecer a cidade.

Conhecemos o Carlos, que também é uma excelente pessoa e responsável pelo Parque vale das Pedras, ele procura dar toda atenção para os campistas, deu ótimas dicas de lugares para conhecer e batemos um papo sobre uma futura parceria com o Blog. Fiquem ligados que em breve teremos novidades.

A cidade e o que conhecer:
Socorro é uma cidade que tem muita coisa para fazer, planejamos fazer tantas coisas e no final não deu tempo de fazer tudo, mas com certeza voltaremos para conhecer ainda mais a cidade e suas belezas.

O primeiro local que resolvemos conhecer foi a famosa Gruta do Anjo, que é uma propriedade particular aberta a visitação. A extração de minerais fez surgir ao longo dos anos uma enorme gruta artificial, no seu interior é possível fazer um pequeno passeio de pedalinho. Em nossa opinião vale a pena conhecer, embora o valor seja um pouco alto pelo que oferece e comparado às outras atividades da região (R$ 25,00 por pessoa para visitação), mas gostamos e aproveitamos para fazer algumas fotos do local.

Saindo da Gruta resolvemos conhecer o Parque Kango Jango, que fica localizado no corredor turístico Rio do Peixe, o acesso é fácil basta seguir as placas, o parque tem uma ótima estrutura, estacionamento, wi-fi, piscina, banheiro e uma vista linda com muito verde bem no meio da montanha, vale a pena visitar, não é possível fazer diversas atividades, e a principal é o Rafting, mas também conta com arvorismo, rapel, cachoerismo, e passeio de quadriciclos, os preços variam de acordo com a atividade escolhida. 

Como o Anderson tem medo de altura preferimos fotografar as corredeiras a encarar as tirolesas do parque, fizemos algumas trilhas auto guiadas e contemplamos as belezas do local, logo depois fomos tomar umas cervejas da região de socorro.

Logo depois fomos conhecer o Mirante do Cristo, um dos pontos mais altos da cidade de onde se tem a vista panorâmica de Socorro, O mirante conta com lanchonete, centro de informações turísticas, playground, sanitários, fonte de água mineral, estacionamento, e a entrada é gratuita.

De tarde resolvemos conhecer a tradicional feira de malhas de Socorro, os preços são bem legais e vale a pena a visita. Também demos uma passada no Horto Municipal que fica na frente da feira, e no shopping de fabrica. Compramos algumas lembrancinhas para nossos amigos.

Resolvemos conhecer a loja Doce Arte Café que vende café em grãos de produtores locais, como adoramos café entramos para comprar, e para nossa surpresa tivemos uma aula sobre café com o Jonathan que nos atendeu muito bem, nos explicou muito bem os tipos de café comercializados, como é o acompanhamento deles desde a plantação do café até a venda final e mostrou-nos diversos tipos de coadores de café. Foi muito interessante e ainda levamos um excelente café para fazer no camping.

Já que ainda estávamos com pique, fomos ver o por do sol no Mirante Pedra Bela Vista.  O local é o ponto mais alto da cidade, e garante uma vista espetacular, e um pôr do sol que vale muito a pena ver, e com certeza foi um dos mais bonitos que vi até hoje. Como chegamos quase na hora do por do sol, não tivemos muito tempo de conhecer o local.

Pagamos 10 reais para entrar, que é uma taxa de manutenção, e como tínhamos combinado de ir a um show no “Restaurante Casa de Pedra” ficamos pouco tempo por lá. No site deles vocês encontram bastante informações. Com certeza voltaremos para aproveitar mais a gastronomia que oferecem por lá.

Voltamos para o Parque Vale das Pedras, tomamos um bom banho e fomos aproveitar a festa que estava tendo no restaurante Casa de Pedra, um tributo a Jorge Ben Jor e Tim Maia.  A banda era ótima, mandaram muito bem no som, a festa estava bem animada, dançamos e degustamos algumas porções do restaurante junto com as tradicionais Eco Beer, uma cerveja típica da cidade de Socorro.

Depois disso foi só deitar e dormir a noite toda, nem o frio que estava foi capaz de atrapalhar a noite.
No domingo acordamos mais tarde, e aproveitamos para conhecer o que o Parque Vale das Pedras tinha a nos oferecer.

O Parque Vale das Pedras, possui uma área de 600 mil metros quadrados, está em uma região de mata atlântica na serra da Mantiqueira, lá tem algumas trilhas ecológicas e varias cachoeiras, 05 delas estão disponíveis a visitação por meio de trilhas ecológicas na mata preservada.

Resolvemos nos aventurar e conhecer todas elas, as trilhas são bem sinalizadas, porém não são autoguiadas. As pequenas cachoeiras são um toque ao local, vale muito a pena conhecer. Levamos em media umas 3 horas para conhecer tudo, isso por que uma boa parte desse tempo foi fotografando.

Aqui estão algumas fotos das quedas, esperamos que gostem.

Depois de fazer todas as trilhas resolvemos almoçar no Restaurante Casa de Pedra que fica junto ao parque, a comida é caseira e ótima, muito bem feita e com o sabor de comida do interior, o atendimento é ótimo. Não tem como não gostar.

Depois do almoço resolvemos colocar as pernas para cima e dar uma cochilada, afinal no final da tarde ainda teríamos as tirolesas para fazer. O Anderson até tentou superar seu medo de altura, mas não foi dessa vez, se equipou todo e estava empolgado, mas ao chegar à beirada não teve jeito, as pernas travaram e ele desistiu. “ Prometo que na próxima vez eu supero meu medo “ palavras dele mesmo, vamos esperar para ver.

No final do dia ainda deu tempo de dar uma volta pela cidade, e aproveitar a festa que estava acontecendo na praça da igreja matriz. Na segunda feira acordamos cedinho, desmontamos tudo, e voltamos para São Paulo.

Queremos muito agradecer a hospitalidade de todos do Parque vale das Pedras e do Restaurante Casa das Pedras, principalmente ao Carlos e ao Rafael por toda a atenção desde a hora que chegamos, até a hora que saímos, vocês são ótimos profissionais, continuem assim, muito sucesso, e logo estaremos ai novamente. Forte abraço.

Espero que tenham gostado, comenta aqui que a gente sempre responde todo mundo. E até a próxima TRIP do Viajando de Barraca.

39 comentários em “Acampando em Socorro – SP

  1. Ola! Muito legal seu blog. Parabéns pela iniciativa e espero que incentive muita gente a sair de casa e ir ver o mundo!
    Estivemos no Valle das Aguas recentemente e concordo plenamente com vcs!
    Socorro é lindo. Vale a pena ver!
    Nos acompanhem tbm @vamokombina

    1. Obrigado pelos elogios Sandra. Ficamos felizes. Nosso objetivo é esse mostrar como é possível sair de casa e conhecer lugares incríveis, gastando pouco e com uma vida simples. vamos conhecer sim o projeto de vocês. Seja bem vinda e volte sempre, a gente agradece.

  2. Muito bom o relato de vocês, já queríamos conhecer esse camping, agora com certeza vamos passar alguns dias por lá.

    1. Aline vai conhecer sim tenho certeza que não vai se arrepender. se precisar de qualquer coisa pode procurar pelo pessoal do camping eles são bem prestativo. abraços

  3. Parabéns pelos relatos e dicas com riquezas de detalhes. Gostaria de saber como vocês fazem para dar o efeito véu de noiva nas fotos de cachoeira.

    1. Olá Sidinei e Luciana, obrigado pelos elogios, para a gente é sempre importante a opinião de quem lê nosso blog. Quanto ao efeito véu de noiva, o basico para conseguir esse resultado é um maquina com controles manuais e um tripé. Use a velocidade mais baixa que conseguir de acordo com as condições de luz do local, o menor ISO que conseguir, e a abertura da lente entre F.9 a F.32 vai variando de acordo com o que o fotometro da maquina for te informando. Espero que ajude vocês… Abraços

  4. Simplesmente amei as dicas.. gostaria de saber o valor que pagaram do camping … Demais o blog de vcs ! Amei

    1. Olá Nayara bom dia ! Desculpa a demora na resposta mas estamos meio corrido com o trabalho. Pegamos um pacote final se semana mais tirolesas, e pagamos R$ 90,00 por pessoa. Ficamos muito felizes que gostou do Blog esse ano vamos ter muito mais informações nele. Bjusss…

  5. Adorei o post, super explicativo, eu nunca havia acampado e segui todas suas dicas, inclusive fui para a mesma cidade.

    Estou adorando o blog, continue a postar.

  6. Um dos melhores camping que já fui! Realmente, o Rafael é sensacional e super atencioso!!!
    Não deixem de conhecer a cachaçaria Santo Mé! Muito boa, porém só abre de sábado, domingo e feriados (fora de temporada), pelo menos quando fui!
    Adorei o blog!
    Obrigada pelas dicas

    1. Ana a gente pensou em conhecer a cachaçaria Santo Mé mas faltou tempo, alias Socorro deixou um gostinho de quero mais, queríamos fazer mais coisas por lá, infelizmente não conseguimos. Deixa sobrar um tempinho que vamos lá novamente. Um grande abraço @viajandodebarraca

  7. Adorei seu post, estive em Socorro no mês passado, e alguns lugares que vocês foram não tinha conhecimento, achei muito bacana. Muita atrações né?hehe.. Também fiz um post no meu Blog da cidade, depois da uma olhadinha. Parabéns pelas fotos, estão lindíssimas.
    Dicas anotadas. Abs

    1. Mariliza vou dar uma olhada sim, Socorro tem muitas atrações. Gostaríamos de ter feito mais algumas coisas por la mas faltou tempo. Obrigado pelos elogios, motiva a gente a continuar. Um grande abraço @viajandodebarraca

    1. Luisa obrigado pelos elogios, claro que nosso objetivo como campistas é conhecer lugares mais simples, voltados para o Campismo. Diferente daqueles roteiros mais badalados. Aproveite e conheca Socorro você vai gostar. Um grande abraço @viajandodebarraca

  8. Que post show, ótimas dicas, casal!
    Nem imaginamos que Socorro tem tudo isso para oferecer, e tão pertinho de São Paulo, ne? Preciso incluir na lista de onde visitar… sempre quis ir, mas acabo colocando outros destinos na frente.
    Adorei a gruta, as cachoeiras, e esse sunset maravilhooooso! Parabéns!

    1. Julia Socorro é um daqueles lugares que temos que visitar, a cidade é bem acolhedora e ótima para o turismo. Pode colocar na sua lista que não vai se arrepender. Um grande abraço @viajandodebarraca

  9. Que post bacana! Socorro tem muitos atrativos naturais que fazem a cidade ser muito procurada, além de ser bem perto de onde moro. Vou anotar tudo aqui e programar uma visita. Obrigado por compartilhar sua experiência!

  10. Que legal! Adorei saber. Uma boa opção para acampar. Essas cachoeiras são demais! Parabéns pelo post!

    1. Keul obrigado pela visita, sim socorro é uma ótima cidade para acampar, quem gosta de acampar e de esportes de aventuras não pode deixar de conhecer. Um grande abraço @viajandodebarraca

  11. Com pude morar tão perto de Socorro e nunca ter ido até aí? Com certeza está na minha lista de desejos. Quanta beleza natural e aventura que amo tanto. Seu post me deixou com mais vontade ainda de conhecer. São tantos lugares lindos nesse Brasil!

  12. E tudo isso fica em Socorro ? Passei tantas vezes perto da cidade e nunca parei. Promessa para mim mesma: durante a próxima visita para Campinas, devo ir conhecer essa cidade e curtir da sua natureza. Nunca imaginei que fosse tao verde assim. :-0

    1. Alice obrigado pela visita, pois é tudo isso fica em Socorro, ficamos surpresos com tantas coisas para conhecer, é aquelas cidades calma que deixa você com vontade de passar bons dias por lá para sair da correria dos grandes centros, faça uma visita e depois conta para a gente o que achou. Um grande abraço @viajandodebarraca

    1. Fabiana que legal que gostou do Post, isso sempre me deixa feliz, é bom receber um feedback positivo. A gente tem essa vibe simples, curtir a natureza, aproveitar as paisagens, longe das multidões e grandes centros urbanos. E o restaurante é uma delicia pensa comida de vó… um grande abraço @viajandodebarraca

  13. Que lugar mais lindo, amei a dica de vocês. Adorei esse camping. Realmente amanhecer nesse lugar deve ser uma maravilha.

    Amei essa Gruta do Anjo, que linda.

    Uauuu esse por do sol é realmente incrível. As fotos ficaram arrasadoras!

    Adorei tudo, fotos belíssimas. Ótimas dicas.

    Beijokas!

  14. Que delícia de lugar. Amo esse contato com a natureza, cachoeiras, poder assistir ao nascer e a um pôr do sol incrível como esses não tem preço. Obrigada pelas dicas e pelo post super completo.

  15. Nunca acampei na vida, mas seu post me deu muita vontade! Esse lugar parece ser muito organizando e aconchegante, sem contar que os locais a serem visitados são de tirar o ar.
    Belíssimas fotos, dicas devidamente anotadas e muitíssimo obrigada por compartilhar.

  16. Socorro é um lugar que está na minha listinha para conhecer, devido a variedade de passeios envolvendo a natureza que se tem por lá. Já sabia que queria ficar em camping, mas ainda não tinha pesquisado, pois pretendia ir somente na primavera, por causa da água gelada das cachoeiras. Mas depois de ler sobre fazer fogueira no camping, mudei de ideia! rs adorei esse camping e não vejo a hora de ir conhecer! Valeu pelo excelente post!

  17. Estou completamente apaixonada pelas fotos em longa exposição das cachoeiras! Ficaram lindas! E o pôr fo sol do Mirante deve ter sido incrível! Não conhecemos Socorro ainda,mas me impressionei com a beleza de lá!

  18. Parece um lugar maravilhoso para conhecer e absorver um pouquinho desse mundo tão maravilhoso ne??? Conseguir olhar os detalhes… A simplicidade da vida… Obrigada por dividir com a gente… Amei passar por aqui…

  19. Nossa, tem um tempo que não tiro minha barraca do armário hehhe. A última vez foi em Ilha Grande, mas o camping não tinha essa estrutura do que vocês escolheram não.

    Parabéns pelas fotos, estão incríveis. Destaque para as grutas, muita vontade de conhecer. Obrigado pela dica!

  20. Gosto muito de acampar, a maioria das minhas experiências com camping foi no Rio de Janeiro mas com certeza Socorro já está na lista. Adorei as fotos da Gruta do Anjo e do Parque Kango Jango.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *