Acampando em Analândia – SP

Olá amigos campistas, finalmente chegou a onda de feriados do mês de abril. E o Viajando de Barraca dessa vez optou em conhecer Analândia.

Já tínhamos ouvido falar de Analândia que fica localizado a 221 km da capital de São Paulo e tem o titulo de estancia climática, a cidade tem diversas atrações naturais e é uma opção de lazer para quem gosta do turismo de aventura e contato com a natureza.

Após algumas pesquisas resolvemos acampar no camping Pedra Viva, que fica no pé de  um dos cartões postais da cidade, o morro do cuscuzeiro.

Confesso que ficamos um pouco decepcionados com o local, então vamos relatar a nossa visão sobre o camping Pedra Viva.

Tentamos contato com eles desde que decidimos ir a Analândia, o camping não tem um simples site, os telefones não atendem, eles têm apenas uma pagina no Facebook que também não respondem.

Com isso ficou quase impossível saber se o camping estaria aberto. Nosso plano era sair na quinta após o trabalho, na quarta a noite após muitas tentativas conseguimos falar em um telefone e fomos informados que o camping só estaria aberto na sexta a partir das 08:00.

Mudamos nossos planos e saímos na sexta por volta das 05:00 afinal queríamos aproveitar o máximo o feriado.

O acesso ao camping é fácil, porém como já era de se esperar o atendimento deixa bem a desejar, fizemos o check in e fomos montar acampamento.

 

 

O camping é enorme, gramado e plano e tem bastante arvores, o que facilita e muito a escolha do local para montar a barraca, outro ponto legal é que eles permitem fazer fogueira, os pontos negativos são a falta de pontos de energia elétrica, e a conservação dos banheiros. Ficamos 3 dias por lá e não vimos o banheiro ser limpo sequer uma única vez.

O que sempre avaliamos como critério para considerar um camping bom é em primeiro lugar o banheiro, afinal o banheiro é compartilhado e se ainda está sujo, fica bem difícil. Nesse quesito, o Pedra Viva peca e muito, outra coisa que nos surpreendeu foi o uso da Piscina. No ultimo dia já depois do almoço resolvemos ir ate a piscina e aproveitar o final da viagem para dar aquela ultima relaxada, e para nossa surpresa era cobrada uma taxa extra por pessoa para usar a piscina. Isso deveria ser dito na hora do Check in.

Problemas a parte, agora vamos a todas as outras coisas boas da viagem: nossa primeira visita foi à cachoeira do escorrega, o acesso até a cachoeira é feito por uma estrada de terra, sempre com a vista para o morro do cuscuzeiro. O Lugar conta com estacionamento e possui um pequeno restaurante, é cobrada uma taxa de visitação de R$ 10,00 por pessoa, e é possível ficar na cachoeira o tempo que quiser. Ainda tem disponível para os turistas a locação de boias para descer a cachoeira escorregando.  

 

 

Nosso segundo destino foi à cachaçaria Macauva, como era Aniversário da Karin tínhamos que sair para comemorar, resolvemos ir até a cidade encontrar um restaurante e celebrar essa data especial, foi aí que conhecemos a Alanna e a Loama, duas amigas dá cidade de São Carlos que estavam acampando do nosso lado.

Foi elas que sugeriram para gente a conhecer a cachaçaria, já que teria um show de pop rock por lá. O ambiente e o atendimento são ótimos, conta com uma excelente decoração, os pratos são assinados pela Chef Mônika Meirelles e o preço é justo. Destaque para a calabresa flambada na cachaça que foi uma ótima escolha. A casa possui uma carta de cachaça com 24 tipos diferentes, a cachaça artesanal (de alambique), a industrial (de coluna) e até a orgânica.

Escolhemos provar a Claudionor, uma cachaça saborosa que vem com uma pimenta biquinho que você deve degustar antes de beber a cachaça. Comemoramos o aniversário da Karin com muitas risadas, boa música e algumas boas doses de cachaça.  A noite foi incrível e recomendamos a todos que vão a Analândia conhecer a cachaçaria Macauva.

 

 

No sábado acordamos pela manhã e nosso grupo aumentou para 7 pessoas, Conhecemos o João e a Ana que são super simpáticos.

Decidimos ir conhecer a cachoeira do Bocaina, que é um dos pontos turísticos da cidade.

A cachoeira do Bocaina tem 50 metros de altura, para os amantes de natureza vale muito a pena conhecer, mas se preparem, pois para chegar até a queda, a trilha é bem pesada. Se você tem medo de altura melhor não se arriscar. Mas depois de todo o sacrifício é praticamente impossível não tomar um delicioso banho de cachoeira.

Ao final do passeio o dono da propriedade separou algumas bananas e de repente encheu de macaquinhos prego que vivem na região da mata. 

 

 

Voltando da cachoeira do Bocaina aproveitamos para passarmos pelo morro do camelo onde é possível fazer trilhas e escalada, resolvemos não fazer. O objetivo era guardar forças para fazer a trilha do morro do cuscuzeiro no fim de tarde.  

Depois do almoço no camping resolvemos conhecer o morro do cuscuzeiro, que é o cartão de visita da cidade.

O morro do Cuscuzeiro é um dos melhores locais para a escalada no interior de São Paulo. Fizemos a trilha até o ponto onde começa as escaladas e acredite a subida é muito íngreme, se você não está com preparo físico em dia não se arrisque. Eu me arrisquei e sofri muito para chegar até lá em cima. A vista é linda e ainda vimos algumas pessoas escalando o morro, parece ser uma experiência bem bacana para quem curte esse tipo de aventura.

No final do dia fizemos um belo luau com o Mário tocando diversas músicas no violão, acendemos uma fogueira e preparamos um churrasco para petiscar durante a noite. Foi nesse momento que conhecemos o Volker um alemão que mora no Brasil há 2 anos e estava acampando sozinho, se juntou com a gente para ouvir uma boa música e fazer novas amizades.

 

 

No domingo todos tomamos café juntos e conversamos bastante, cada um contando detalhes de suas cidades e de suas vidas… Foi incrível conhecer todo mundo, depois resolvemos fazer a trilha do lago que fica dentro do próprio camping. É uma trilha pequena que passa pelo bosque, e termina em um lago que está bem mal cuidado. Uma pena, pois se fosse mais bem cuidado, seria um atrativo e tanto para o camping.

 

 

Depois de um final de semana tão agradável, tivemos que desmontar tudo e vir embora, a sintonia estava tão legal que a vontade era de ficarmos mais alguns dias.

Loama, Alanna, João, Ana e Volker foi um prazer enorme conhecer vocês e não vemos a hora de marcar um novo encontro. Mário obrigado por mais uma vez estar com a gente, sem palavras para descrever tantas coisas boas que vivemos nesse camping. Um grande abraço a vocês…

É isso amigos acampar é conhecer pessoas novas, conhecer lugares novos, se divertir e viver.

Analândia vale muito a pena, com certeza vamos voltar para conhecer as outras atrações da cidade que não conseguimos visitar, espero que você gostem e qualquer dúvida que tiverem é só deixar um recado para a gente, respondemos todo mundo.

Até a nossa próxima Trip Viajando de barraca.

56 comentários em “Acampando em Analândia – SP

  1. Lugar realmente lindo!
    Foi uma experiência e tanto dividir esses momentos ao lado de pessoas tão bacanas!
    Valeu e até a próxima!

  2. Ah se eu pudesse já emendava todos os feriados do mês, rsss!
    Obrigado por organizar este passeio, o lugar é realmente muito bonito.
    Quando voltaram pra lá quer ir também e levar bicicleta porque tem bastante trilha de MTB lá.
    Parabéns pelo blog e pelas fotos!

    Abraços!

  3. Foi muito bom conhecer vcs, um final de semana incrível!! Como disse o Mario, se pudesse emendava tds os feriados….rsrs
    Amei o blog!
    Esperando o próximo o próximo passeio rs…

  4. Meu feriado realmente foi incrível neste lugar lindo e rodeada de pessoas tão maravilhosas como vocês!! Recomendo a todos que visitem Analândia. Ansiosa para o próximo acampamento!! 😉

  5. Analândia foi um experiência incrível, super indico! E o fim de semana foi sensacional ao lado de vcs!! Não vejo a hora do próximo… O blog é maravilhoso e as fotos estão top! Parabéns

  6. Toda vez que vejo as fotos de vocês no insta e leio os posts, me lembro que nunca usamos a nossa barraca. Vou anotar isso e levá-la em nossa próxima viagem.
    Adorei esse lugar lindo!
    Abraços!!!

  7. Estava super curiosa par ler esse post, apesar de residir próxima a cidade ainda não conheço. Depois desse post, vou me programar para conhecer, natureza linda e surpreendente. Dicas anotadas Abs

    1. Mariliza olha recomendo vocês conhecerem Analândia, a cidade é muito legal e tem muitas opções de turismo, não conseguimos conhecer metade do que planejamos, afinal a gente priorizou mais ficar no camping, já que conhecemos um monte de gente nova e todo mundo se deu muito bem, fluiu de um jeito diferente. Mas vamos voltar em Analândia para conhecer o que faltou. um grande abraco.

  8. Estava procurando um lugar próximo da capital para passar m final de semana e gostei da proposta de Analandia. Uma pena que o atendimento dos proprietários do camping seja tao ruim pois a propriedade parece linda, cercada por tudo esse verde.
    Suas fotos ficaram ótimas ! Parabéns !

    1. Pois é Alice, infelizmente o contato lá é bem ruim. O lugar é lindo a gente se apaixonou, muito verde, a mais pura tranquilidade. É o tipo de lugar que você não quer ir embora, mas o atendimento desse camping deixou um pouco a desejar, uma pena. A gente torce para que melhore. obrigado pela visita e um grande abraco a toda família.

  9. Excelente dica para quem gosta de acampar. O lugar é muito bonito! Como a natureza sabe ser incrível. =) Parabéns!

  10. Sabe que eu nunca acampei? Mas fiquei curiosa com essa experiência de vocês.
    Só não sei como iria lidar com a falta de energia elétrica e o pior, o banheiro ‘sujinho’ kkk
    Amei as fotos! Ficaram realmente incríveis e parece ter sido um passeio e tanto! Parabéns pela matéria.

    1. Carol seja bem vinda, então acampar é um vicio, você vai a primeira vez acha que não vai gostar e acaba que não quer mais parar. É uma filosofia de vida para quem esta disposto a uma vida simples, sem muito luxo, com uma experiencia mais intima com a natureza e consigo mesmo, ficar longe de celular e redes sociais já é um grande desafio nos dias de hoje, então vale a experiencia. Sobre o banheiro, no geral em todos os campings que já visitamos, essa foi a primeira vez que tivemos problemas com limpeza, mas deu para usar. Espero que eles melhorem o atendimento por que o lugar é incrível. Um grande abraco e volte sempre.

  11. Ahhh, atendimento é tudo, ne? Quando somos mal atendidos, tudo fica ruim! A pousada/hotel/restaurante/camping pode ser lindo, mas já deixamos de gostar! Incrível como ainda tem lugar que não entendeu essa premissa básica ne?
    3 dias sem limpar o banheiro, com várias pessoas usando? Minha nossa senhora, inviável!
    E ainda cobram pra usar a piscina? Nota ZEROOOO p/ eles!!!! Deixa um comentário no TripAdvisor também….
    Ainda bem que os lugares lindos e as companhias compensaram o perrengue do camping! Analândia parece lindo… conheci por meio do seu post aqui e no Insta… não tinha ouvido falar ainda.

    1. Julia pois é, a gente não exige muito, tudo isso que citamos é o básico. Bom atendimento é igual a mais gente falando bem, consequentemente mais clientes, regra bem simples. Mas como você disse, tem lugares que ainda não aprenderam o básico sobre como tratar clientes e possíveis clientes, uma pena. Sempre que vamos acampar o banheiro é o local que mais se preocupamos afinal ninguém merece banheiro sujo, e essa foi a unica vez que tivemos ” problemas ” com relação a isso, por isso fiz questão de deixar claro no post, assim as pessoas que resolverem ir até lá já sabem o que vão encontrar na real. A piscina foi a mais mas nem liguei por que já estava indo embora mesmo, era mais para passar o final do tempo dando uma relaxada, mas ponto negativo para eles também. A beleza do lugar vale muito a pena. E claro as amizades as companhias fizeram toda a diferença. Se puder vai conhecer a cidade recomendamos muitoooooo… Um grande Abraco…

  12. Nossa, que lugar mais incrível!!!!!
    Uma delícia de programa acampar e ter todas essas atividades disponíveis. Uma pena mesmo cobrar pelo uso da piscina… e quanto ao banheiro, sem comentários.
    Mas valeu a pena a experiencia e a diversão né. Adoro seu blog e seus posts. Parabéns!

  13. Este lugar é íncrivel, é uma pena que o atendimento do camping tenha deixado a desejar, ainda mais quando se trata de higiene. Ainda bem que conseguiram aproveitar o feriado e conheceram a cidade e seus pontos turísticos.

    1. Marcos obrigado pela visita, é infelizmente tivemos que mencionar os pontos negativos para que as pessoas saibam o que vão encontrar por lá, mas de resto a trip foi incrivel. Forte Abraco

  14. Eu adoro acampar! Mas não é todo camping que eu gosto… Essas dificuldades de contato e atendimento ruim me desanimam que às vezes acabo por escolher outra opção!
    Eu gostei da área do camping, o diferencial deles é a natureza. Mas banheiro pra mim é algo primordial. Uma pena ter esse descaso todo com o campista.
    Mas, falando das atrações, eu adorei Analândia, ainda mais por ser perto de SP! Vou me programar para conhecer, mas não nesse camping.

    1. Débora para a gente o banheiro também é item fundamental. Por esse motivo fizemos questão de relatar como era, por que antes de ir pesquisamos em outros blog e ninguém mencionava sobre o banheiro, uma pena. Sobre Analândia recomendo muito você conhecer uma cidade que vale muito a pena

  15. Nunca tinha ouvido falar de Analandia!! Adoro saber de lugares novos, principalmente quando são belíssimos e têm uma natureza tão rica! Obrigada por compartilhar esse post conosco!

  16. Eiiiiita que essa farra aí foi boa. Que lugar INCRÍVEL! Suas fotos sempre lindas e meu sonho é aprender a fazer esse efeito com maior tempo de exposição para que a água que cai fique com o aspecto das suas fotos. Adorei.

    1. ahhh Milzara obrigado pelos elogios, é sempre bom recebe-los. Se precisar de ajuda com as fotos só me avisar que eu te ajudo a técnica é simples, o segredo esta em ter um filtro de densidade neutra. Grande Abraco.

  17. Não sou uma pessoa muito roots… Acampei uma vez só na vida e confesso que o que mais me incomodou foi o banheiro! Banheiro sujo não dá!
    Adorei o post!

    1. Daniela acampar é uma atividade que vicia, claro que a maioria das pessoas preferem os luxos dos hotéis caros, mas a gente gosta da vida simples, por isso adoramos acampar. espero que volte com a pratica, e esse banheiro foi exceção no geral os campings são ótimos. Grande Abraco

  18. Poxa, que pena que o camping deixou a desejar porque o lugar é lindo! Eu nunca sequer havia ouvido falar de Analandia e achei demais!! Parabéns pelas fotos em alta exposição das cachoeiras… ficaram lindas!

    1. Dhebora obrigado pelos elogios, suas fotos também são ótimas a gente sempre acompanha no instagram e no seu blog. Analândia vale a pena conhecer recomendo muito, um grande abraco

  19. Nooossa! Não conhecia esse lugar.
    E que lugar lindo, cada fotão!

    Muito boa a descrição do camping. Que chato isso do banheiro né. Eu concordo com vocês, banheiro tem que estar limpinho.

    Cachoeira do escorrega é sempre diversão garantida. Fomos na de Visconde de Mauá e de Paraty.

    Muito boa também a dica da cachaçaria.

    No final a viagem foi show! Parabéns pela escolha e pelo post lindo.

    Beijokas

    1. Caroline, a gente conhece a de Paraty também, muito boa por sinal. É infelizmente o banheiro deixou e muito a desejar, uma pena ja que o lugar é lindo. Obrigado pela visita e pelos elogios, grande Abraco

  20. Apesar do desconforto do banheiro, a natureza compensou, e as fotos estão lindas. Essa Pedra é demais, já ouvi muito falar desse lugar mas não pela visão de camping. Belo post!

    1. Fabiana valeu muito a pena, o lugar é lindo e quem gosta de natureza não vai se arrepender, como falei em outros comentários uma pena que o banheiro deixou a desejar, mas quem sabe na próxima eles capricham um pouquinho mais, grande abraco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *