9 – Dicas para acampar no frio e ser feliz

Saudações amigos campistas, hoje vou escrever 9 dicas para acampar no frio e ser muito feliz, ou seja, não passar frio. Afinal esses são os meses mais gelados do ano em nosso país e é sempre bom tomar cuidado com as baixas temperaturas.

Muita gente tem me pedido dicas para acampar no frio, diariamente recebo mensagens com as mais diversas perguntas como: qual tipo de barraca escolher, se pode fazer fogueira ou se não pode, se uso saco de dormir ou cobertor, por isso resolvi responder as principais e ver se consigo ajudar a esclarecer algumas duvidas.

1 – Previsão do tempo.

Sempre que pensar em acampar, fique ligado na previsão do tempo. Acampar no FRIO é muito bom, mas acampar no Frio e com muita chuva, pode não ser a melhor experiência da sua vida. Imagina acampar no meio de uma tempestade, então já que nosso objetivo é a diversão, verifique a previsão antes de ir.

2 – Roupas

Acampar no frio exige muito mais roupas do que o normal, eu recomendo sempre que use a velha tática de se vestir por camadas.

– A primeira tem que ser aquela roupa que protege seu corpo, tecidos sintéticos são ótimo e ajudam muito, conhecidos também como segunda pele.
– A segunda Camada tem que ser uma roupa que aqueça seu corpo, blusas e calças, uma peça muito recomendada é o fleece que é quentinha e gostosa de usar.
– E a terceira camada é aquela que vai proteger seu corpo em caso de frio e chuva, recomendo blusas e calças impermeáveis.

Uma super dica é: Esqueça o Jeans e os Moletons, eles molham, ficam pesados e demoram muito para secar.
– Gorro, luvas e meias são indispensáveis. (ou sempre muito bem vindos/úteis)

3 – Barraca
DICAS PARA ACAMPAR NO FRIO
DICAS PARA ACAMPAR NO FRIO

Escolher uma boa barraca pode não ser uma tarefa muito fácil, principalmente nos dias atuais, afinal tudo quanto é lugar vende barraca de camping.

Prefira as barracas com coluna de água acima de 800mm. Esse é um fator determinante para seu acampamento, afinal se chover no verão e você se molhar, no outro dia o sol seca tudo e segue o camping. Outra coisa é você e todas as suas coisas molharem e você ter que dormir com temperaturas abaixo de 10 graus. Acredite é muito frio…

Dê preferência para modelos que o sobre teto cubra toda extensão da barraca, e não apenas a parte superior. Certifique-se que a sua barraca tem aquela ”janelinha” na parte superior para a circulação de ar. Isso evita que o ar quente que sai da nossa respiração fique condensado nas paredes, fazendo com que a barraca fique úmida.

Se o tempo ajudar, prefira armar a barraca num local que receberá o sol da manhã. Isso vai ajudar a derreter o gelo ou o orvalho formado durante a noite, além de aquecer sua barraca e você.

4 – Fogueira.

Acender uma fogueira no inverno e se aquecer com o calor do fogo é uma delicia, porém é necessário muito cuidado na hora de “brincar com fogo “. Fogueiras são perigosas, podem causar vários acidentes por isso nossas dicas são: evite acender fogueiras muito próximo as barracas, para se aquecer não é necessária uma fogueira enorme, mantenha a altura do fogo controlado. Se tiver com crianças o cuidado deve ser redobrado. E caso resolva dormir, apague a fogueira, afinal dependendo do lugar que estiver pode causar um incêndio na mata, e não queremos isso. Também vale observar que muitos lugares nem permitem fogueiras ou já tenham os locais demarcados para isso, então atenção às regras.

Hora de dormir.
5 – Isolante Térmico.

É Fundamental para quem acampa, tanto quanto a barraca. O Isolante térmico é um item que não pode faltar, tanto no frio quando em outras épocas do ano. É ele que isola o frio que vem do solo e isola para que a umidade não chegue a nosso corpo.  Se você utiliza colchões infláveis, use o isolante térmico por cima do colchão.

6- Saco de dormir.

Existem vários modelos e marcas no mercado, antes de investir em um saco de dormir veja as especificações técnicas. Basicamente você precisa ver a largura do saco de dormir, quanto mais justo ao seu corpo mais ele mantem seu corpo quentinho, e verificar a temperatura que ele aguenta, a maioria dos modelos utilizam duas temperaturas: conforto e extremo. Conforto é a temperatura que você vai se sentir confortável dentro do saco de dormir. Extremo é a temperatura que você vai sentir frio, então na hora da compra sempre leve em consideração a temperatura conforto.

Os valores vão desde R$ 100,00 a o céu é o limite. Vai depender da marca e especificações técnicas.

Lembrando que esse equipamento não esquenta você, ele só segura o calor do seu corpo. Faça alguns exercícios antes e logo em seguida entre no saco de dormir, pode parecer besteira, mas funciona muito.

Em casos de temperaturas muito baixas leve uma manta e coloque dentro do saco de dormir. Mantas são ótimas para esquentar e não são pesadas, vale a pena mais esse item na mochila.

7- Hidratação.

Um fator fundamental para não sentir frio é se hidratar antes de dormir, quando estamos desidratados nosso corpo sente muito mais frio. Um simples copo de agua já ajuda, mas você também pode se hidratar com um chocolate quente, um chá ou alguma bebida quentinha.

8- Calor Humano.

Sabe aquela frase clichê “aqui é igual coração de mãe sempre cabe mais um” no frio é uma boa hora para usar ela. Quanto mais pessoas dentro da barraca menos circulação de ar frio e menos frio você vai sentir.

Por isso convide seus amigos para dividir a mesma barraca, é uma ótima hora para bater um papo e dar boas risadas antes de cair no sono.

Deixe as janelinhas de ar livre para que o ar possa circular, assim não corre o risco de acordar com a barraca toda molhada pela condensação do ar. 

9- Diversão.

Nossa ultima dica e a mais importante, DIVIRTA-SE. Ninguém sai para acampar querendo ter uma má experiência, então nada melhor do que se preparar e se divertir. Esse é o momento que vai ter com seus amigos, familiares, companheira(o).

Aproveite para torna-lo agradável, faça do seu camping mesmo no frio um momento único.

Que tal assar alguns marshmallows em volta da fogueira contando boas histórias, ou trocando algumas experiências com os amigos, ou tomar um bom vinho quente tocando violão. 

Aproveita para ver como foi nossa aventura no clima frio de São Francisco Xavier – SP

Espero que com essas dicas você não deixe de aproveitar esse clima gostoso do frio e saia viajando de barraca. Depois conte para gente como foi sua experiência, adoramos ouvir historias.



Booking.com

10 comentários em “9 – Dicas para acampar no frio e ser feliz

  1. Galera, vocês arrasam nas dicas de acampamento! Meus parabéns por terem tantos tópicos interessantes para compartilharem, sempre com muitos detalhes. Esse sobre o frio é essencial para quem não tem o costume de acampar…

    1. Luisa que bom que gostou, camping é um estilo de vida e exige algumas técnicas. Ja ouvi muitas pessoas falando que acampar é ruim, que tudo da errado e que a experiencia não foi boa, como tudo na vida o grande segredo é a informação.
      Nosso objetivo é ajudar quem resolve acampar a ter uma boa experiencia, acampar é uma delicia prova disso é que fora do Brasil a pratica do campismo é muito forte. Um grande abraco.

  2. Ja acampei algumas vezes na Europa e no Brasil, sempre acordei molhada: a barraca nunca aguentou a chuva. Se eu soubesse, nesse momento, como escolher melhor minha barraca e por onde colocar-a, minhas noites teriam sido menos longas KKK

    Suas dicas sao otimas e o texto completo.

    1. Alice eu vou fazer logo logo um texto sobre como escolher uma boa barraca, o que levar em consideração na escolha e quais os cuidados na hora da compra. Depois dessas dicas não vai ter mais desculpas, vai ter que montar acampamento.

  3. Que post top, Anderson!!! Confesso que quando vi o título fiz uma careta, não acho muito interessante acampar no frio, rs, mas com essas suas dicas com certeza fica só a parte bacana do friozinho! Flee e casaco impermeável são viiiida!!

    1. Livia prazer ter você por aqui, é como qualquer coisa na vida, se a gente não planejar certinho a chance de dar errado é enorme. Flee e casaco impermeável são vidaaaa sim, alias salva vidas.

  4. Quanta dica boa, post show demais! Parabéns.
    A dica do Isolante Térmico é essencial!
    E esse saco de dormir da foto?! Que barato, parece beeeem quentinho!

    Quando vi a fogueira já pensei logo em uns Marshmallows e histórias de terror (tipo fazem nos filmes heheheh).

    Beijokas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *