5 Dicas para acampar pela primeira vez

Que viajar está entre uma das coisas mais prazerosas da vida, isso ninguém discute.
Mas que tal viajar gastando pouco e se aventurando ainda mais?
Hoje vamos dar cinco dicas básicas para quem tem vontade de acampar mas tem dúvidas sobre como é boa essa atividade.
O que a gente sempre escuta da maioria das pessoas sobre acampar é: que não tem conforto, que deve passar perrengue, se tem banheiro, se tem como tomar banho, como são as refeições, entre outras perguntas do tipo.
De primeira mão eu garanto acampar é uma atividade totalmente relaxante e prazerosa, e o melhor barata, além de te colocar em contato com a natureza.

viajando-de-barraca-5-dicas-para-acampar-3

1 – Planejando onde acampar:
Como em qualquer viagem, planejamento é fundamental.
Pesquisar sobre o lugar que vai acampar é o primeiro passo, existem dois tipos de camping. Camping selvagem e camping de lazer. Nas duas modalidades é muito importante saber para onde está indo, o tipo de terreno que vai encontrar. O camping de lazer hoje em sua grande maioria, conta com ótimas estruturas como banheiros, chuveiros, cozinha comunitária, local plano para montar a sua barraca, alguns mais estruturados oferecem serviços que mais parecem hotéis cinco estrelas. Ideal para ir com toda a família.


Deem uma olhada no Itamambuca Eco Restort para ter uma noção do que estou falando.
Já no camping selvagem, são locais mais rústicos, mas que vale a pena montar sua barraca e aproveitar o que a natureza tem a oferecer. Existem muitos locais para acampar desde praias a montanhas, contando com belas trilhas, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego.
Planejar tudo isso exige tempo e dedicação, escolher o material que vai levar, definir o local a data. E ver como é o clima da região.

viajando-de-barraca-5-dicas-para-acampar-42 – Escolhendo o equipamento para acampar:
Para ter sucesso acampando é fundamental ter um bom equipamento, existe no mercado diversos tipos de barracas e equipamentos para você se divertir. Alguns bons, outros ruins.
Começando pela barraca, há um velho ditado que o barato sai caro, barracas mais simples vendidas em supermercados não costumam ter uma boa qualidade. Procurar lojas especializadas em venda de material de camping é fundamental. Lá você poderá além de tirar suas dúvidas, ver as barracas montadas e ver qual a melhor para sua necessidade. Existem desde barracas compactas para apenas uma pessoa, como barracas para até 15 pessoas. Os itens básicos para você começar a acampar são uma boa barraca, uma mochila, um colchão ou colchonete, uma lona, um fogão ou fogareiro e um canivete suíço, com esses itens já é possível sobreviver. Com o passar do tempo tomando gosto pela atividade, você vai perceber que com as atuais tecnologias, já é possível montar uma casa portátil. Mas esses itens vão depender do tipo de camping que você pratica, você não precisa sair comprando tudo por aí, dê uma boa pesquisada antes.

viajando-de-barraca-5-dicas-para-acampar-1

3 – Definindo os roteiros durante a viagem.
Lembra-se do primeiro item da lista, planejamento? Então a nossa terceira dica é um complemento da primeira, depois de planejar a sua viagem, pesquisar as informações do local que vai ficar, definir como chegar até lá, separar o material, é hora de você definir o que você vai fazer no camping.
Quando vamos acampar vemos os lugares mais interessantes para conhecer na região onde vamos ficar acampados, quais são os pontos turísticos, se há alguma atividade gratuita interessante (já que o intuito é economizar), então a partir daí criamos o nosso roteiro, quais atividades vamos fazer, se precisa levar comida, horário que vamos retornar e o que devemos levar ao saímos do camping.
Definir os roteiros é importante para que você consiga aproveitar ao máximo a sua viagem.

viajando-de-barraca-5-dicas-para-acampar-5

4 – O que levar para acampar:
Quem nunca acampou sempre fica na duvida do que levar para a viagem. Alguns itens básicos não podem faltar na sua mochila. O repelente é o mais importante de todos, seguido do protetor solar, isso independente do tipo de camping ou local que você está indo. Remédios básicos também são importantes e não podem faltar na sua mochila. Roupa vai depender muito do clima que você vai enfrentar, leve em consideração levar uma troca de roupa para cada dia que vai acampar, e mais duas trocas de roupas de reserva. Um bom livro também ajuda a passar o tempo, e jogos como baralho, dominó e uno garante boas risadas. Esses são itens básicos que não podem faltar na sua mochila.

viajando-de-barraca-5-dicas-para-acampar-25 – Convivência em grupo:
Acampar em grupo sempre é uma ótima alternativa, além de estimular o relacionamento interpessoal, fortalece o trabalho em equipe, porém não podemos esquecer a velha política da boa vizinhança. Evite som alto, jogue lixo no lixo, se puderem separar o lixo orgânico dos recicláveis melhor ainda e a natureza agradece. Cuidado ao acender fogueiras e churrasqueiras, pois detonam as áreas verdes, bitucas de cigarro e chiclete demoram de 2 a 5 anos para se decomporem na mata, portanto nem pensar em jogá-los por aí! Pequenas gentilezas, reconhecimento, educação e respeito são atitudes que cabem em qualquer ocasião e não é diferente nos acampamentos! A vibe da galera que acampa costuma ser de positividade e solidariedade! Portanto, não se assuste ao voltar de um passeio e encontrar suas roupas que estavam no varal recolhidas e dobradas! E preserve a natureza, outras pessoas vão utilizar aquele espaço, possivelmente seus filhos e netos.

Com essas dicas quem nunca acampou já pode começar a preparar sua mochila e ir atrás de um ótimo destino, para viver uma nova aventura #viajandodebarraca

35 comentários em “5 Dicas para acampar pela primeira vez

  1. Nossa, nostálgico ler esse post!! Me lembrou do meu primeiro acampamento (escondido dos meus pais ainda) que não sabia nem montar a barraca…kkkkk velhos e bons tempos.

  2. Acampar é tudo de bom. Já fiquei acampada em um campo ao lado de um rio com muito caranguejo, complicado! A primeira dica é importantíssima. Adorei o post. Totalmente no espírito de campista.

  3. Que demais esse post, super rico em dicas para quem vai acampar! Já acompei muito quando era mais nova, foram boas experiências… mas hj em dia confesso que parei, opto mais pelos hoteis! Quem sabe vale retomar a experiência, ne? Beijao

  4. Nunca tive essa experiência, mas vejo que deve ser algo incrível e que pode ser feito em qualquer idade. Post muito bacana e com diversas informações úteis para todos que desejam aprender mais sobre o assunto. Obrigado por compartilhar!

  5. Ja acampei varias vezes na Franca, na Irlanda, na Suíça, na Italia e no Brasil. Comecei ate cedo. Eh que na Europa é comum acampar e temos toda a infraestrutura necessária. Como voce o escreveu, alguns camping têm comodidades de hotéis 5 estrelas e são mais confortáveis que pousadas ou hotéis mesmo.
    Ja passei muito perrengue acampando> Na verdade so passei perrengue, com a barraca pegando agua e acordando toda molhada sem nenhuma roupa seca e limpa mas isso é o que teremos de lembrança para sempre. Hoje so lembro rindo 🙂

    Seu post me deu a vontade de acampar e de me mostrar á meus filhos como é incrível. Agora é so convecer o pai 🙂

    Beijos !

    1. Alice você que já teve toda essa experiência, principalmente fora do pais sabe do que estou falando, se tratando de Brasil o campismo ainda engatinha, mas já evoluiu bastante. Hoje os campinas estão muito mais seguros, muito mais estruturados e muito mais confortáveis. Hoje as barracas também evoluirão muito, se comprar a barraca certa não vai ter problema com chuvas e ventos, vou fazer um post sobre os tipo de barraca e como escolher uma boa barraca. Convença o maridão e leve as crianças elas vão amar, e acampar em família é ainda mais gostoso. um grande abraco

  6. Super post! haha.. Parabéns! Acredita que nunca acampei? rs. Só no quintal de casa kkkkkk Mas esse post me de deu várias dicas essenciais. Obrigada!

  7. A minha experiência de acampar só ocorreu no quintal de casa rsrs. Mas se tiver que fazer prefiro o acampamento de lazer com mais estrutura, pois morro de medo de bichos, mas das duas formas imagino que deve ser uma experiência incrível e suas dicas são bem bacanas para garantir mais segurança. Obrigada por compartilhar.

    1. Fabiana tente uma unica vez e vai ver como é diferente desses monstros que criamos, muita gente me fala principalmente de bichos… já acampei muitas vezes e no máximo que apareceu de bicho foi alguns sapos que ficaram próximos a barraca hahahahaha

  8. Que máximo esse post. Já tive uma experiência acampando e mesmo com os perrengues, foi bem gostoso. Fui com meu marido (na época namorado) e meus cunhados, acampamos na beira do Rio para pescar. A noite foi tensa pois ouvia os jacarés batendo no barco, morri de medo. Mas acordar e ver o nascer do sol, aquela calmaria, foi incrível. Já me deu vontade de acampar novamente. Adorei as dicas.

    1. Luciana você ja foi no camping mais Roots neh, jacaré batendo no barco eu ia correr hahaha… mas acampar é uma delicia fora o fato do contato com a natureza, a vida simples e toda aquela atmosfera que envolve montar e dormir dentro de uma barraca. Aproveite que bateu a vontade pega sua barraca e boa trip. Grande abraco.

  9. Adorei esse post!
    Temos uma barraca de teto e nunca acampamos! Não pode né?
    Quando formos ao Chile quero viver essa experiência. Foi muito bom ter lido esse post, pois me deixou com muita vontade de acampar.
    Abraços.

    1. Não não pode… já tem uma barraca, bora montar ela e contar para gente como foi essa experiencia, eu adoro ouvir os relatos de quem nunca acampou e se surpreende quando acampa. um grande abraco.

  10. Adorei as dicas.
    Sempre quis acampar mas fico com medo por conta de banheiro.
    Realmente alguns campings tem uma estrutura bem boa!

    Show de post.

    Beijokas

    1. Caroline tudo bem ? Olha os campings que indicamos aqui, todos são muito bons, com banheiros bons também. Claro, não é algo privativo como o de um hotel. Mas são sempre limpos e organizados, vale a pena a experiência. grande abraco

  11. Já acampei muito, nossa…já perdi as contas. Hoje em dia quase não acampo, mas já tive muitas noites mal dormidas em barracas! hahaha Suas dicas são ótimas!

    1. Serio, em um camping tivemos umas noites mal dormidas, por que nosso colchão furou, e demos azar de não ter levado remendos, ai enchia o colchão ele murchava a gente acordava no chão enchia de novo, e assim foi a noite toda. Na segunda noite desistimos e dormimos no chão mesmo, mas essa foi a unica vez. Grande Abraco

  12. Eu comecei a acampar ano passado, mas só acampei 3 vezes até hoje. Mas adorei e não quero mais parar, pois é uma experiência diferente, que permite contato maior com a natureza… Dos itens básicos que você mencionou nós temos todos, e sim, investimos na barraca!

    1. Olha que legal Débora, acampar vicia a gente sempre quer mais, como sempre falo é outra pegada, é um contato diferente com a natureza, dormir na barraca é algo diferente… só quem acampa sabe como é… legal saber que vocês tem essa mesma vibe, quem sabe não combinamos de acampar, é sempre bom conhecer pessoas novas. Um grande abraco a vocês…

    1. Jannayna prazer viajando de barraca suahsuhsau, somos assim também. Tirando a parte da TV que não levamos o resto temos praticamente uma casa móvel completa. Quem sabe logo não mudamos para viajando de Motor Home. Grande Abraço.

  13. Continue assim que você está quase me convencendo a acampar pela primeira vez, rs.
    Post super completo, com dicas realmente úteis para uma marinheira de primeira viagem como eu.
    Agradeço por compartilhar!

    1. Olha Milza eu acho que você tem que ir, garanto é uma experiencia diferente e vicia. Se precisar de mais dicas não deixe de perguntar, acredite é um prazer para gente ajudar as pessoas a conhecer essa modalidade de turismo. grande abraco.

  14. Que bacana esse post.. eu adoro acampar, mas o Paulinho não curte muito rs.. Nossa primeira experiência não foi boa, acampamos em Ubatuba, choveu tanto que ficamos um pouco com trauma. Com suas dicas me animou novamente a acampar .. Parabéns pelo post Abs

    1. Ubatuba é Ubachuva neh… a gente adora Ubatuba, sempre demos sorte quando estamos por lá… Camping com chuva é mais complicado, mas se você tiver a barraca certa não vai ter problema nenhum, a não ser o fato de passar horas dentro dela… Mas eu aproveito para ler um livro… Abraços

  15. Adorei seu post. A última vez que acampei, acho que tinha uns 7 anos, e foi com meus tios e primos. Uma experiência memorável! Hoje minha filha tem 1a9m e toda vez que vamos na Decathlon ela nos faz entrar em
    Todas as barracas e brincamos de acampar no meu de loja! Haha. Queremos logo mais proporcionar essas lembranças de verdade para ela. Obrigada por compartilhar ricas dicas!

    1. A Decathlon é um ótimo lugar para quem quer acampar, meu pouco dinheiro que diga rsss… olha leva ela para acampar, ela vai adorar. Na maiorias dos lugares que acampamos, tem famílias com seus filhos, as crianças ficam em êxtase. Um grande abraço.

  16. Acampei pela primeira vez na África e amei. Agora quero começar a acampar pelo Brasil. Sou mulher e viajo sozinha. Acha seguro eu acampar por aqui? Tb viajo de onibus. Consigo levar isto tudo na mochila? Só a barraca e o saco de dormir já enchem a mochila né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *