Carnaval Ubatuba 2017 – Dicas de Praias no Litoral Norte de São Paulo

Saudações amigos campistas, tudo bem?

Demos uma sumida em 2016 afinal não foi o melhor ano para conseguir acampar, praticamente não tivemos feriados prolongados, uma enorme crise em nosso país, as viagens infelizmente ficaram um pouco em segundo plano.
Mas chegou 2017 e claro a esperança de um ano melhor para todos, a começar pela quantidade de feriados prolongados que teremos esse ano, o que torna as viagens mais fáceis. Ou seja, vem novidades aqui no Viajando de Barraca.
E nosso primeiro destino de 2017 foi Ubatuba, já fomos para a capital do surf algumas vezes e sempre que vamos descobrimos algo novo.
Decidimos viajar de ultima hora então escolhemos o camping que já estamos habituados a ficar, o Usina Velha. Para saber mais sobre o camping veja nossa lista de camping recomendados.

Eu vou fugir dos posts tradicionais que sempre fazemos contando como foi nossa viagem, dando detalhes do que fizemos no dia a dia.
Dessa vez vamos falar apenas das praias que conhecemos e mostrar fotos desses paraísos que encontramos por lá.  Entre todo o litoral de São Paulo, Ubatuba é o lugar mais bonito que conhecemos, com praia para todos os gostos, por isso sempre recomendamos aos nossos amigos campistas.
Como era carnaval resolvemos ir as praias com menos estruturas e mais afastadas, assim encontramos elas mais vazias e pudemos aproveitar todo o contato com a natureza, espero que gostem.

Domingas Dias.
A praia Domingas dias fica localizada no lado Sul de Ubatuba, possui uma pequena faixa de areia. Muito arborizada o que proporciona ótimas sombras, com costeiras rochosas e águas calmas e cristalinas. Algumas Casas de veraneio de frente para a praia dão um toque de civilização a este pequeno paraíso ecológico. Não oferece nenhuma estrutura de turismo, hospedagem e alimentação. Seu acesso é feito através do Condomínio Pedra Verde. Ou Trilha através da praia do Lazaro.

A dica para quem vai de carro é ir cedo, pois existe limite de carros para entrar no condomínio como visitante, ao chegar à portaria basta se identificar e pegar o crachá de visitante para o carro.

 

Praia do Felix
A praia do Felix já fica do lado Norte de Ubatuba e foi a  única praia que estava cheia, é bem visitada por turistas. A praia tem uma extensa faixa de areia branca e fofa, do lado direito o mar é mais calmo e próprio para banhistas, tem algumas barracas de praia que vendem bebidas, lanches, pasteis e salgados. Mais no meio para o canto esquerdo o mar fica mais agitado, ocasionalmente com boas ondas para a prática do surf. Existem algumas pousadas e restaurantes dentro do condomínio do Felix, que está sempre aberto a visitantes e turistas.

O acesso a praia do Felix é através do Km 39,9 da Br-101, entrando pela portaria do condomínio, possui estacionamento no local pago.

 

Ilha das Couves
Já ouviram falar em Paraiso? Pois é, conhecemos um em Ubatuba.
A Ilha das Couves está entre as últimas ilhas do litoral paulista antes da divisa com o Rio de Janeiro, e é mais um apreciado atrativo turístico na região norte de Ubatuba. Nas suas duas praias de águas transparentes é possível ver o fundo do mar e vários peixinhos a nadar entre os recifes. Cenário perfeito para a prática de snorkeling, mergulho raso feito com auxílio de máscara e tubo respirador. O lugar é paradisíaco e recomendamos a visita, para chegar a Ilha das Couves basta ir até a praia de Picinguaba, onde você encontrará os barqueiros que te levam e te buscam na ilha com horário combinado, o percurso de barco é rápido, passando pela ilha Comprida. O preço do passeio varia de acordo com o número de pessoas, e a época do ano.

Minha dica para esse passeio é:  a ilha não possui estrutura nenhuma, então não deixe de levar um lanche leve e água para se hidratar.

 

Praia da Justas.
Praia de areia fofa, costeiras rochosas e entorno arborizado muito boa para sombra. Água muito tranquila, própria para banhos e mergulhos. Bem em frente à praia tem uma pequena ilha que dá para chegar andando quando a maré está baixa. Também é bastante procurada para pesca esportiva nas encostas. Existe um quiosque que funciona na temporada oferecendo bebidas e porções. Tirando isso, não oferece nenhuma estrutura ao turista.
Acesso é feito via trilha no canto direito da Praia de Ubatumirim, caminhando por aproximadamente 10’min, é mais usual seguir caminhando pela água, que na maré baixa não chega à altura da cintura.

Dica: não deixe para voltar na maré alta pois a trilha por dentro da mata é mais difícil e exige um bom esforço físico.

 

Mirante de Ubatuba.
Um dos mais incríveis mirantes de Ubatuba, onde ninguém resiste a uma fotografia. À esquerda está a praia da Puruba, a ilha dos Porcos e a ilha Redonda. À direita é possível ver a ilha e o ilhote do Prumirim.
Vale a pena parar e fazer a tradicional selfie e contemplar a maravilhosa vista que o local oferece.

 

Praia do Matarazzo
Uma pequena praia de areia batida, com aproximadamente 100 mts, muitas pedras e rochas na orla. Mar tranquilo. Conhecida por estar ao lado de uma tradicional casa noturna de Ubatuba, frente um conjunto residencial.

Para chegar até a praia o acesso é feito através de uma pequena via pavimentada no lado esquerdo da Praia do Cruzeiro, subindo à esquerda logo após a ponte do Perequê-açú, passando ao lado da Estátua de São Pedro Pescador, no mirante do Farol.

 

Praia do Prumirim e Ilha do Prumirim
É uma praia de tombo com extensa faixa de areia. Bem rústica e arborizada, com costeiras rochosas, do lado esquerdo está a passagem para a praia do Canto Itaipu, onde partem barcos para quem quer visitar a Ilha do Prumirim. Além da Ilha, o Prumirim também tem uma conhecida cachoeira na beira da rodovia com lindas quedas de água e ótima para banhos. A ilha do Prumirim é uma ilha pequena e possui um pequeno quiosque que funciona durante a temporada. Os barqueiros levam e buscam as pessoas que visitam a ilha a todo o momento, por isso não necessita combinar a volta, algumas escunas também chegam ao local levando diversos turistas, a água é cristalina e ótima para pratica do mergulho livre.  

 

Praia Puruba
A praia do Puruba é uma praia de tombo com cerca de 1500 metros e areias finas e fofas, com entorno arborizado por abricós. É margeada pelo o Rio Puruba que desce pelo mangue até o mar, sempre tem barcos prontos para a travessia, mas é possível atravessar andando com a água na altura da cintura. Está localizada na enseada do Ubatumirim com vista para Ilha do Prumirim, tem areias brancas e mar tranquilo. No Puruba ainda é forte a presença do caiçara que mantém seus costumes como a pesca artesanal, danças e festas religiosas. Na vila tem Capela, escola, casas e bares. Utilizado como cenário para filmes e minisséries como “Invenção do Brasil” e “Desmundo”. Possui algumas pousadas, campings e bares/restaurantes simples que abrem na temporada. É considerado um dos paraísos de Ubatuba, você pode curtir a praia e aproveitar para tomar um banho de água doce no rio.

O acesso a praia de Puruba é feito por via secundária na altura do Km 24 da rodovia Br-101. Seguindo por mais 2 Km até a vila do Puruba. É preciso atravessar o rio para chegar a praia.

Dica: Chegue cedo para conseguir atravessar o rio andando, ainda com a maré baixa. Quando atravessar o rio e chegar, a areia do lado esquerdo é o melhor local para tomar um delicioso banho de rio, apenas cuidado com a leve correnteza e a profundidade, alguns lugares chegam a ter mais de dois metros e meio de profundidade.  No período da tarde a maré sobe, mas mesmo assim é possível atravessar o rio andando com água na altura da cintura, ou pagar para os barqueiros fazerem a travessia.

 

É isso galera espero que gostem das dicas e aproveitem o que Ubatuba tem de melhor, se precisarem de mais informações deixe um comentário, respondemos todos. Até a próxima. 

46 comentários em “Carnaval Ubatuba 2017 – Dicas de Praias no Litoral Norte de São Paulo

  1. Uauuuuu…
    Ilha das couves é um.sonho…
    Otimas dicas sobre Ubatuba….
    Aumentou mais ainda minha vontade de conhecer….obrigada por compartilhar essas fotos belissimas.

    1. Olá Karla, sim a Ilha das couves é um sonho, já foi cenário de novelas e filme, se for a Ubatuba não deixe de conhecer. E se precisar de dicas grita a gente rss

  2. Eu amo Ubatuba e não conheço a maioria das praias que você indicou, com certeza visitarei na minha próxima viagem.

    Ah as fotos estão lindíssimas, e os detalhes também estão ótimo.

    1. Vai que vale a pena, Ubatuba tem mais de 100 praias catalogadas a gente ainda nao conhece nem metade hahahaha… é nosso lugar preferido. Um beijo.

  3. Apaixonada pela Praia Prumirim, quanta beleza!!! Já estive em Ubatuba há alguns anos atrás, mas estava chovendo. Quero voltar logo pra conhecer melhor todas essas praias lindas e esse post vai me ajudar muito. Obrigada por compartilhar.

    1. Fabiana que legal que gostou, espero que ajude muito. Olha somos suspeitos para falar por que adoramos Ubatuba, o único problema de Ubatuba é esse CHUVA… se der sorte de pegar tempo bom, é o paraíso.

  4. Ubatuba é tudo de bom! Como dizia Clô, o lugar onde tem as praias mais bonitas do mundo! E tá aqui, bem pertinho da gente! Cresci em Pindamonhangaba, mais perto ainda de Ubatuba… minha infancia e adolescencia foi toda lá… epoca da balada 180 graus, na beira do mar! Simplesmente incrivel! maravilhosas lembranças…

    1. Pois é Julia pertinho da gente e eu por exemplo levei tanto tempo para conhecer, sempre amei o litoral norte e sempre fui a minha vida inteira para lá conheço praticamente todas as praias, mas o máximo que ia era até Caraguá, Depois que conheci Ubatuba. Meu conceito sobre praia no litoral paulista mudou… um grande abraço @viajandodebarraca

  5. Maravilhoso, fomos para Ubatuba em 2009, realmente existem belas praias e lugares maravilhosos. Quem dera este post estivesse pronto quando fomos. Iriamos aproveitar muito mais. Parabéns.

  6. Ainda não conheço Ubatuba mas fico encantada com as fotos de lá. E essas praias? Perfeitas! Tão lindas que iria tirar mil fotos. hahaha! O post está muito completo. Parabéns!

    1. Obrigado Keul, se você ainda não conhece, tem que conheceeeeer. Sabe essa ideia de tirar 1000 fotos então kkkkk. O difícil depois é escolher qual foto usar no blog e nas outras redes sociais. Um grande Abraço @viajandodebarraca

  7. Eu ainda não acampei em Ubatuba… Adorei as praias mais afastadas, entre todas só conheço a do Félix, então tenho muitos motivos para ir acampar em Ubatuba! Valeu pelas dicas!

    1. Débora olha se gosta de acampar lá é muito recomendado, tem tantos camping legais. Eu vou tentar fazer um Post sobre os campings de Ubatuba, acho que vai ajudar bastante gente que curte essa mesma vibe. Um grande Abraço @viajandodebarraca

  8. Depois de um ano tão movimentado, minhas férias pede ubatuba ! <3 otuma publicação, me ajudou muito a escolher o destino das minhas férias esse ano !

  9. Cada vez que voltamos do Rio para Sao Paulo dirigimos pela costa e paramos em Ubatuba, cidade de praias lindas<. Ainda não conhecemos todas as praias la mas acredito que conheceremos mais un pouco a próxima vez

    Viajam so de barraca mesmo ?

    1. Alice aproveite para conhecer, tenho certeza que não vai se arrepender. Em breve vou fazer outro post sobre Ubatuba com lugares para conhecer que não sejam praias, e sim viajamos bastante de barraca, até então era só barraca. Mas esse ano resolvemos conhecer o Uruguai vamos agora em Maio e ai não vamos para acampar, mas na próxima vamos planejar de ir para fora do Brasil para acampar.

  10. Nossa, tenho visto cada foto linda desse lugar que já acabou entrando na minha listinha de desejos.
    Essa praia Domingas Dias é lindaaaa, uau! Apaixonei.
    A Ilha das Couves é belíssima, quero muito conhecer.
    E a vista desse mirante, que sonho! Babando aqui na primeira foto.
    Amei o post, ótimas dicas! Anotadas!
    Beijokas

    1. Caroline que legal que gostou, olha vou te falar todos os lugares que você disse são realmente lindos, e como Ubatuba já esta na sua lista, tenho certeza que em breve você vai estar por la conhecendo essas praias encantadoras. Se precisar de Dicas só gritar a gente. Estaremos lá em Maio novamente. Grande abraco @viajandodebarraca

  11. Nossa que delicia, o vida de viajante hein, as fotos ficaram ótimas e as dicas muito boas.
    Nunca fui a Ubatuba sou loco para conhecer, mas é complicado pelo que vejo os hotéis por la não parecem muito confiáveis e além de serem bem salgados.
    Talvez a opção por la mesmo seja bem acampar mesmo.

    1. Lá é muito para acampar, mas mesmo os campings tem valores elevados se comparados a outros lugares. Mas vale a pena se você quer economizar. Em breve vamos fazer um post sobre alguns campings de Ubatuba. Grande abraco @viajandodebarraca

  12. Que lugares maravilhos ❤
    Parabéns por esse trabalho lindo
    Fotos Lindas fiquei apaixonada por tudo

    1. Gisele que bom gostou, ficamos muito felizes, é sempre importante receber o feedback dos nossos leitores. Continue acompanhando o blog que vem muita novidade por ai. Grande abraco @viajandodebarraca

    1. Livia tenho certeza que não vai se arrepender, Ubatuba é o que tem de melhor no Litoral Norte Paulista, e olha que conhecemos muitas praias em São Paulo. Mas se você conhecer Ubatuba vai se encantar. Grande abraco @viajandodebarraca

    1. Gisele muito obrigado pelos Elogios, vamos tentar melhorar a cada dia. Aproveite e se ainda não acampou, aproveite para acampar e conhecer Ubatuba. Certeza que não vai se arrepender. Grande abraco @viajandodebarraca

  13. Gostei bastante das dicas, as praias de Ubatuba são incríveis, assim como a boa parte do litoral norte paulista. Parabéns pelo blog, tem um ótimo conteúdo.

    1. Marcos que legal que gostou, é sempre bom ouvir que estamos fazendo um bom trabalho. Da animo em continuar. Bem sobre Ubatuba somos suspeitos para falar né, afinal a gente adora essa parte do litoral norte Paulista. Grande abraco @viajandodebarraca

  14. É, 2016 foi bem mal com a gente que gosta de viajar! Mas tudo bem, 2017 já está mais promissor hehhe.
    Ainda não conhecemos Ubatuba, mas queremos pegar um desses feriados desse ano para finalmente conhecer.
    Parabéns pelo post, tudo bem explicadinho!

    1. Olá Raquel e Oliver tudo bem, legal ter vocês por aqui. Pois é 2017 temos mais opções para viajar, Obrigado pela visita e tenho certeza que vão gostar de Ubatuba. A gente vai lá sempre, e sempre descobrimos lugares novos. Mais que recomendamos, Grande abraço @viajandodebarraca

    1. Daniela hahahhaha explore mais o lado Roots, aproveite o contato com a natureza e a vida simples, garanto é uma experiencia e tanto. Agora falando de Ubatuba, a cidade tem ótimas pousadas para todos os perfis, recomendo o Itamambuca Eco Resort é escolha mais que acertada. Um grande abraço @viajandodebarraca

    1. Leonardo muita gente não conhece, o que é uma pena pois as praias são lindas, e tem também quem prefiras as praias mais lotadas, a gente prefere Paz… Um grande abraço @viajandodebarraca

  15. Que interessante. Algumas praias de Ubatuba ainda não conheço e foi ótimo saber mais. Ilhas das Couves é maravilhosa. Marido está louco para começar a acompanhar. Quem sabe não começamos por lá?

    1. Daniela aproveite que ele esta querendo acampar, e se joga junto é uma experiencia muito boa e o melhor o custo é baixo se comparado a hotéis e pousadas. Um grande abraço @viajandodebarraca

  16. Uauu adoreiii… como uma boa paulista, Ubatuba é nosso refúgio hehe..
    Adoro Ubatuba, sempre que posso vou. . Ótimo post, não tinha conhecimento de muitas praias citadas.
    Todas dicas anotadas. Abraços

    1. Mariliza que bom que gostou, Ubatuba também é nosso refugio, adoramos lá, isso foi só algumas praias que conseguimos ir no Carnaval, mas tem muito mais para conhecer. Um grande abraço @viajandodebarraca

  17. Adorei as dicas e vieram no momento certo! Estamos querendo conhecer Ubatuba em um desses feriadões mas não conhecemos nada por lá. Não acampamos, então o que você sugere de região para se hospedar?

    1. Dhebora tudo bem ? Vai vocês vão adorar Ubatuba, uma pena que não acampam é uma ótima experiencia acredite, sobre lugares para se hospedar vai depender um pouco do perfil de vocês, Ubatuba tem pousadas para todos os gostos e bolsos. Mas eu recomendo o Itamambuca Eco Resort. É um lugar incrível com ótimo contato com a natureza. Depois nos conta o que você achou. Um grande abraço @viajandodebarraca

  18. Adorei as dicas, esse litoral de São Paulo consegue mesmo tirar o nosso fôlego com tanta beleza e inúmeras coisas para se fazer. =*

    1. Luisa olha que toda vez que venho responder aqui também fico com essa vontade de me teletransportar e ir aproveitar todas essas praias. Um grande abraço @viajandodebarraca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *